18 de novembro de 2014

O meu primeiro casamento....


Calma, calma, não fui eu que casei. Continuo solteira. E boa rapariga :)

Há já algum tempo que eu e a minha amiga-irmã Camy queríamos fazer um catering para um casamento. Era uma das experiências que faltava - um casamento de inspiração macrobiótica! Loucura? Não, simplesmente o gozo de fazer algo novo. Este aconteceu em Julho e desde então que ando para partilhar esta experiência convosco, mas a coisa foi sendo adiada... pronto, hoje é o dia.

A oportunidade surgiu através de uma querida amiga que me desafiou para embarcar neste projecto de vida que é seu - A Celebração do Amor! Obrigada pela confiança que depositaste em nós, amiga!


Depois de algum tempo a planear e a pensar em todos os detalhes (coisa que nunca se consegue), lá chegou o momento. Malas e bagagens para a Quinta da Enxara, que é como diz, 2 carros a abarrotar de ingredientes e todo o tipo de traquitanas que este tipo de evento exige.

O dia estava lindo e a decoração concebida pelos noivos e família estava perfeita. Tinham que ver o empenho e carinho que esta gente colocou em cada detalhe. E o resultado valeu mesmo a pena.


Tudo a postos para receber os convidados num cocktail ao ar livre. Uns dip's, patés, guacamole, bolinhas de millet, sangria de frutos silvestres, gengibrada e mais umas quantas iguarias foram a escolha para aconchegar o estômago até ao jantar.


Preparação das Bolinhas de Millet

Depois da cerimónia, era hora de avançar para o jantar. E aqui entrou o maior desafio de todos: fazer chegar toda a comida já preparada ao Domo, o local onde o jantar decorreria. Qual o problema? O problema é que entre a cozinha e o Domo existia uma estrada de terra e gravilha com uma inclinação tal que punha à prova a tracção às 4 rodas de um jipe de competição. Impossível usar um carro sem que o resultado fosse desastroso. A solução encontrada (depois de alguns momentos que roçaram o pânico): levar tudo à mão, travessa a travessa, sobremesa a sobremesa. Valeu-nos a enorme ajuda de alguns amigos-convidados e a maravilhosa família dos noivos que se prontificou para que tudo chegasse ao destino. Ai, como vos agradeço.

E por falar em agradecimento, não posso deixar de agradecer a toda a equipa que se empenhou como se fosse o seu próprio casamento: à minha querida e incansável Camy (sem ti isto não teria mesmo sido possível), à mana Isabel (que se estreou nestas andanças com um entusiasmo contagiante), à doce Sofia Varatojo (com o seu surpreendente e harmonioso desenrascanço) e ao Nuno (que fez o verdadeiro hard work com uma paciência de santo).  Estão todos no meu coração.

Muito grata também à Isabel Gonçalves que, com o seu olhar mágico, tirou estas magnificas fotos e captou momentos maravilhosos da celebração. Podem conhecer o seu trabalho aqui.   

A visita da noiva à cozinha. Linda!!!

Mas vamos lá à comida! Depois da lufa-lufa de fazer chegar tudo ao local, foram servidas algumas entradas na mesa: uns rolinhos de tofu fumado e pesto de manjericão, uns dip's para acompanhar o fantástico pão regional e, como homenagem às origens alentejanas da noiva,  não puderam faltar umas azeitonas temperadas.


A partir daqui o Buffet estava aberto. Sopa da Paixão para começar e uma variedade de pratos e acompanhamentos para agradar a gregos e troianos. 

Sopa da Paixão - O vermelho a marcar presença até na comida!

Espetadinhas de Seitan em tempura

Poelenta com Salmão Fumado, abacate e rebentos de alfafa
Pizza para a pequenada... e para os graúdos
Bulgur com ervas aromáticas
Rolinhos de Couve recheados

Buffet de saladas: tomatinhos cherry, alfaces e rúcula, pepino e hortelã,
beterraba e maçã, pickles de rabanete, salada prensada....

Houve ainda a mousse de cenoura com horseradish, cuja receita já postei aqui no blog.

Os convidados, na maioria estreantes neste tipo de comida, foram absolutamente receptivos e quiseram experimentar de tudo um pouco. Feliz mesmo fiquei quando os via a repetir :)

E eis chegada a hora das sobremesas! A questão aqui era corresponder às expectativas de um buffet de casamento mas sem recorrer a açúcar, lacticínios e ovos. Parece-me que a prova foi superada.

Preparação da Tarte de Limão Merrengada

Semi-frio de frutos vermelhos
Chocolat zone:bolinhas de cacau,
mousse de chocolate com amêndoas e
 pudim de café com cobertura de chocolate

Espetadinhas de Fruta, todas felizes umas com as outras

A minha estreia num prato de frutas à la casamento

Crumble de maçã e pêssego

A mousse de morango e o bolo de limão com sementes de papoila também marcaram a sua presença, mas foram tímidos e não quiseram aparecer nas fotos.

Claro que não podia faltar o Bolo da Noiva. Este foi feito pela querida e talentosa Cristina da Cereja e Chocolate. Lindo e delicioso! Também ela superou o desafio de levar o maravilhoso bolo de 3 andares até ao local. Vejam o relato na 1ª pessoa aqui.  

E se pensam que terminou por aqui, desenganem-se. Tivemos ainda outro food moment: a Ceia! Desse já não houve registo fotográfico, que a hora já era avançada.

E foi assim o meu primeiro casamento. Um dia (ou melhor, dias) de pura adrenalina, algum stress, muita alegria e memórias que guardarei para sempre. Acho que é qualquer coisa assim que os noivos também sentem :) A eles, a este casal maravilha, dedico este post e desejo as maiores felicidades do mundo. ACCA forever!!!

Fly me to the moon
And let me play among the stars
Let me see what spring is like
On a Jupiter and Mars
In other words, hold my hand
In other words, baby , kiss me

Sim, o prato marcador era um vinil ou não fosse a música (e o amor, claro)
o mote desta celebração

Fotos by Isabel Gonçalves - commerorare

3 comentários:

  1. Foram uns dias maravilhosos, sim!!!
    E só contigo faria um evento destes, sem dúvida. Obrigada pela confiança e venham mais, mas com tudo no mesmo andar ;-)

    ResponderEliminar
  2. Queridas!
    Muito vos agradeço por estarem tão presentes neste dia que para nós foi de pura magia.
    Houve stress, ohh se houve! Mas ficou tudo tão perfeito! E vocês arrasaram!
    E tornaram a Avó Joaquina vossa fã!

    :)

    Um beijo enorme às duas que têm sempre um lugar muito especial no nosso coração!
    Caracol (a ex-noiva, agora esposa)

    ResponderEliminar
  3. Imagens fantásticas! Assim até me convenciam a casar!!! ;)

    ResponderEliminar

Comentário: