7 de abril de 2015

Receita de Bolachas de Aveia e frutos secos (para miúdos e graúdos)

Muito se tem falado nos últimos dias sobre o tipo de alimentação que as crianças praticam hoje em dia. O mote foi dado pela reportagem "Somos o que comemos" exibida na SIC. Se ainda não viram, podem fazê-lo aqui.

Para os que já praticam uma alimentação mais consciente, este foi o reforço e a validação do que já sabem e aplicam no dia-a-dia. Mas o mais interessante terá sido o impacto destas informações junto daqueles (pais e não só) que estão a anos-luz destes temas. Ouvi comentários do género "eh pá, não fazia ideia que o açúcar está presente em quase todos os produtos embalados" ou "o quê, o Ice Tea tem aquele açúcar todo?!!!". Pois, é isso... e muito mais...

O facto de passar na televisão em horário nobre, e ser veiculado por médicos e nutricionistas, torna credível factos há muito divulgados por outros que, não usando bata branca, dedicam a sua vida a estudar, ensinar e promover uma alimentação saudável.

Chegar às massas e agitar consciências talvez tenha sido o grande contributo desta reportagem. A questão é que muitos dos que assistiram e ficaram alertados com o conteúdo, não fazem ideia de como é fácil encontrar alternativas mais saudáveis para as suas escolhas alimentares. Claro que é uma responsabilidade de cada um procurar informar-se o melhor possível, mas estou confiante que, se houver um genuíno interesse, serão naturalmente atraídos por pessoas, locais e instituições que os ajudarão nessa tarefa.

Pessoalmente, esta reportagem também teve um eco em mim. Fez-me sentir que, de alguma forma, o meu propósito passa por este processo de desenvolver consciência (minha e dos outros) e partilhar o que tenho vindo a aprender nos últimos anos. É esta a razão primordial que me move a fazer os workshops de cozinha macrobiótica. Foi este o caminho que  encontrei de partilhar e dar o meu contributo.


O próximo workshop será no Domingo, 19 Abril, às 16h, no Centro Tinkuy. Será uma oficina para Pais e Filhos com o tema 'Lanches e Snacks', onde prepararemos em conjunto alguns snacks e daremos uma quantas ideias para alternativas saudáveis e saborosas. Podem ver os todos os detalhes aqui. Reservas e mais informações: tinkuyinscritos@gmail.com ou 967 941 468.

Esta oficina está integrada no Festival Celebração da Primavera. Podem ver todo o programa aqui. O acesso é grátis. Venham daí que vai ser um dia muito bem passado!



E porque este blog também tem a missão de partilhar, aqui fica uma receita de bolachas para miúdos e graúdos. Sem açúcar, lacticínios e  ovos, mas muito saborosas.

Bolachas de Aveia e frutos secos

Ingredientes sólidos:
  • 2 chávena flocos aveia finos
  • 1 e ½ chávena de farinha de trigo ou espelta (metade pode ser integral)
  • 2 c. café canela
  • pitada de baunilha
  • pitada de sal
  • 1 c. chá fermento bio
  • 50g coco ralado
  • 50g amendoas tostadas picadas
  • raspa de 1 limão grande
  • 100g sultanas

Ingredientes Liquidos:
  • 250 ml Geleia de arroz
  • 60 ml óleo de grainha de uva
  • 150 ml água quente

Preparação:
  1. Demolhe as sultanas na água quente cerca de 30 minutos.
  2. Entretanto, misture todos os ingrediente sólidos, com excepção das sultanas.
  3. Quando a água estiver à temperatura ambiente, incorpore as sultanas nos sólidos.
  4. Misture a água de demolhar com os restantes liquidos e bata com a varinha mágica. Envolva com os sólidos e misture bem com uma colher de pau. Leve ao frigorífico para engrossar um pouco e facilitar a fase seguinte.
  5. Faça bolinhas com as mãos e coloque-as num tabuleiro com papel vegetal, com alguma distância entre elas. Achate-as com as costas de um garfo.
  6. Leve a forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 10 a 15 minutos até as pontas começarem a dourar ligeiramente.
  7. Deixe arrefecer para ficarem crocantes
  8. Devore :)

Até breve!

2 comentários:

Comentário: